15 janeiro 2006

Experiência: Blogando Com Ciência


O blog é atualmente, uma das manias da Internet. Utilizado por grande parte dos internautas, este permite a publicação de poesias, imagens, músicas, críticas, a criação de um diário de bordo enfim, o que a imaginação permitir, além disso, se pode através de comentários colaborar com a postagem de outros blogueiros.Pensando nisso, intencionamos utilizá-lo como instrumento de produção e divulgação das atividades realizadas pelos alunos no evento “Educação Com Ciência”, propondo aos participantes que se tornassem repórteres do evento. A experiência superou nossas expectativas! No grupo de 15 adolescentes, de 5 Núcleos de Educação diferentes, contamos com redatores, fotógrafos, radialistas.Foi gratificante perceber o encantamento diante da busca, descoberta e da produção dos alunos. Muitos deles nunca tiveram contato com um computador, com a Internet e estes, ficaram extasiados com as possibilidades de criação e produção que tiveram na oficina. A princípio utilizamos a webquest para apresentar o trabalho que seria realizado, lá disponibilizamos links sobre Direitos Autorais, "Tipos de Textos" e também textos explicando sobre o podcast e blog. No blog os participantes da oficina puderam relatar a participação de seu núcleo de educação no evento, bem como, narrar sobre os projetos expostos nos stands, também, fizeram uma visita nas demais oficinas e fotografaram a participação dos colegas, relatando a proposta do oficineiro e o desenvolvimento das atividades. Ainda, em conjunto, os participantes elaboraram entrevistas e fazendo uso de um gravador digital e também do programa Audacity gravaram e editaram as entrevistas, disponibilizando as produções em ambiente on-line. O resultado parcial do projeto, já que este está em andamento, pode ser conferido no endereço: http://www.joseane.escolabr.com/blogcomciencia .O projeto está superando as expectativas e deixando a certeza de que é possível fazer uso das TICs na Educação, basta apenas que se possibilite situações de criação, produção, publicação, levando aluno e professor na busca conjunta da descoberta e do conhecimento.

Nenhum comentário: